quarta-feira, 14 de março de 2012

Litografia de dois fótons: a nanorresolução é impressionante!

Quem pela primeira vez usou a palavra "litografia" foi inspirado pelas palavras gregas lithos e graphein, que em português objetivo significam, respectivamente, pedra e escrever. Eu aposto que os primevos litógrafos ficariam boquiabertos caso vissem o que nanotecnólogos fazem, nos tempos de Dilma e Neymar, com a sua clássica arte de grafar em pedra.
Na era da nanotecnologia, a pedra, que antes fora de calcário, foi substituída por bases sólidas embebidas em precursores de polímeros e fotocatalisadores. O giz de outrora foi substituído pela luz, que graças aos dispositivos de laser pode ser concentrada em altas densidades de energia luminosa. Temos assim a fotolitografia nanométrica!
As reações induzidas pela luz na mistura do precursor de polímeros e fotocatalisadores produzem efeitos 3D que estão na base desta técnica de nanoimpressão. Pequenos depósitos sólidos de polímero compõem o pixel (uma transliteração ao português da palavra inglesa pixel - picture element -).
O resultado é impressionante. A resolução é nanométrica.
Observe as imagens abaixo e seus detalhes!


De cima para baixo: um carro de corrida com 285 micrometros em sua maior dimensão; uma miniatura  da Stephansdom de Viena (um elétron humanizado teria vertigens do alto da micrométrica torre do sino!); a microponte de Londres com seus 90 micrometros e cheia de detalhes nanométricos.
(Fonte: Technische Universität WienTUWien, também disponível em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=impressora-3d-nano-precisao&id=010165120313)

Nem mesmo Asimov, pelo que sugerem meus neurônios, imaginou uma nanoimpressora 3D.
Como cantava Greg Graffin, às vezes a realidade é mais bizarra que a ficção.
Confira a nanoimpressão 3D do carro de corrida em tempo real no vídeo abaixo!


Um comentário: